I Seminário de Direito da Insolvência do Espírito Santo

Em novembro, o escritório Finamore Simoni Advogados Associados participou como patrocinador do I Seminário de Direito da Insolvência do Estado do Espírito Santo, com foco no Direito Recuperacional e Falimentar. O tema foi A Empresa em Crise: Questões Polêmicas da Recuperação e Falência ante a Lei e a Jurisprudência.

O evento contou com palestrantes de peso, como os ministros do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Luís Felipe Salomão, que falou sobre a Recuperação Judicial e a Evolução da Jurisprudência no STJ, e Paulo de Tarso Sanseverino, que abordou o tema Função Social da Empresa na Recuperação Judicial.

Grandes nomes do direito empresarial brasileiro também marcaram presença no seminário, e temas como o Crédito Sujeito e Não Sujeito em Razão do Critério Temporal e o Poder Político dos Credores Detentores de Créditos líquidos na Recuperação Judicial; Aspectos Atuais da Administração Judicial e O Patrimônio de Afetacao na Recuperacao Judicial e as SPE`s estiveram em debates.

Com enfoque baseado na Doutrina, o evento teve como objetivo ampliar a compreensão dos pontos de relevância da Lei 11.101/05 em face da jurisprudência atual e do projeto de reforma da lei. O seminário reuniu advogados, acadêmicos de Direito, magistrados, membros do Ministério Público, administradores de empresas, consultores, economistas, contadores e empresários.

De acordo com o sócio do escritório Felipe Finamore, o patrocínio ao evento é uma forma de expandir o conhecimento no tema, capacitando os profissionais e demais interessados na área do Direito da Empresa para que tenham informações que ajudem a evitar à insolvência e à crise de gestão.

O I Seminário de Direito da Insolvência do Estado do Espírito Santo aconteceu no dia 19 de novembro de 2018, no hotel Sheraton, em Vitória, e foi uma realização do Instituto Brasileiro de Direito da Empresa (IBDE) e apoio da OAB-ES, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ).